Estratégia para a formação
Descrição da gestão da Garantia da Qualidade
Tendo por base a estrutura do sistema de gestão da qualidade da SLEA, considerando a Visão, Missão e Valores estruturaram-se os níveis de atuação tendo por base a figura abaixo:
Figura: Níveis de atuação da SLEA
A SLEA estrutura-se num conjunto de normas e procedimentos presentes que se relacionam com os públicos-alvo. Para o efeito, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check and Act) é ilustrativo do enquadramento da Atividade de Formação da SLEA. A elaboração do ciclo PDCA pretende demonstrar o ciclo de produção de formação pela SLEA. Assim:
Figura: Ciclo PDCA
Âmbito e objetivos do SLEA
O Strategy & Leadership Euro Academy (SLEA) funciona como um Centro de Formação com enfoque nas áreas da Estratégia e Liderança, bem como no Desenvolvimento Pessoal para as empresas e para um público-alvo mais vasto que tenham interesse nos cursos ministrados pela Academia.
Planeamento da Formação
O planeamento e a execução das atividades formativas estão ancoradas no rigor técnico-científico, bem como nos critérios de exigência pedagógica e científica alicerçadas à motivação da equipa da SLEA, procurando continuamente contribuir para a qualidade e excelência da formação profissional dos formandos.
O planeamento estratégico foca-se nas áreas de formação da estratégia, da liderança e do desenvolvimento pessoal da responsabilidade do Gestor de Formação e do Coordenador Pedagógico e é realizada em função de:
- Levantamento das necessidades formativas do mercado, considerando as três áreas de formação ministradas na SLEA;
- Adequação dos conteúdos programáticos de cada curso considerando a necessidade formativa;
- Da constante procura de aperfeiçoamento e da excelência dos processos e procedimentos pedagógicos e científicos dos cursos;
- Da constante atualização dos conteúdos programáticos, sempre que necessário;
- Da incessante pesquisa científica para uma formação diferenciada, baseada em modelos teóricos e em casos práticos, workshops e/ou role play;
- Satisfação de necessidades formativas do mercado, dentro do nicho da estratégia, da liderança e do desenvolvimento pessoal.
Cabe ao Gestor de Formação e ao Coordenador Pedagógico a análise da avaliação da satisfação dos formandos e do levantamento de requisitos para as ações de formação, seja de âmbito transversal (estrutura curricular do curso), seja de âmbito específico (conteúdo programático de qualidade científica) através de métodos, metodologias e ferramentas adequadas e continuamente aperfeiçoadas.
O referencial de formação é definido por um plano de formação, para cada um dos cursos a desenvolver, onde estão identificados, o conteúdo programático e a estrutura curricular do curso. Posteriormente, são elaborados os planos de sessão e as fichas curriculares, de acordo com a seguinte regra procedimental. O coordenador pedagógico apresenta a proposta de um plano de formação ao gestor de formação, que o analisa e no caso de ser aprovado pelo gestor de formação, o plano de formação, passará a constituir o plano de formação do curso.
Organização da Formação
A formação adota o formato organizativo através de plataformas de elearning ou de formação exclusivamente em formato presencial. Em termos de organização dos cursos, são compostos por unidades curriculares, inseridas em módulos de formação. Cada módulo de formação possui duas ou mais Unidades Curriculares de base, relacionadas com cada uma das Áreas de Formação (Estratégia, Liderança e Desenvolvimento Pessoal).
Cada Unidade Curricular possui Objetivos de Aprendizagem que se alinham com os Conteúdos Programáticos de cada Unidade Curricular de forma integrada, de modo que exista uma coerência dos Objetivos de Aprendizagem com os Conteúdos Programáticos. Os cursos estão estruturados através de um enquadramento teórico sustentado cientificamente da área de conhecimento do curso (Estratégia, da Liderança e do Desenvolvimento Pessoal), sendo que posteriormente se procede ao aprofundamento dos outros conteúdos programáticos das diferentes Unidades Curriculares que constituem o curso, de forma sequencial, mas concorrente, permitindo-se, nesse ensejo, a ligação e a complementaridade entre conteúdos.
Os Conteúdos Programáticos são abordados por uma sequência lógica, top-down, que associa, a componente teórica à componente prática. A componente prática do curso assume especial relevância considerando que esta é assegurada através de workshop, role play e metodologias de brainstorming. No caso do formato online a organização do curso é idêntica, contudo, com a respetiva adaptação e tendo presente as restrições da formação à distância.
A Unidade Curricular (UC) articula a conceptualização, a aplicação e as metodologias de ensino com os objetivos de Aprendizagem. Aos formandos são providenciadas as ferramentas concetuais para a compreensão das problemáticas e da teoria ministrada.
Os métodos pedagógicos aplicados preveem atingir os Objetivos de Aprendizagem, concetualizados pelos conteúdos programáticos da seguinte forma:
• A exposição do formador e a posterior discussão coletiva orientada por aquele;
• Execução de brainstorming orientado em equipas;
• Realização de Worshops/role play da parte teórica ministrada;
• Aplicação de instrumentos de avaliação de grupo e individual, que permitam avaliar o conhecimento dos formandos.